Escola vai cantar o hino composto pela parceria de Edson Marinho e Cia
Uma final apoteótica! Com quadra lotada, a Estáscio de Sá escolheu , já na madrugada deste sábado, o hino com o qual sua comunidade defenderá o manto vermelho e branco da primeira escola de samba do Brasil. Após uma disputa onde foram inscritos 16 sambas, quatro obras chegaram à etapa final do concurso com festa que começou na sexta-feira, 9, e terminou já com o dia claro.
A festa
Contando com a presença de personalidades ligadas ao samba e ao Carnaval, o Berço do Samba recebeu o presidente Fernando Horta, da Unidos da Tijuca e autoridades como o Presidente da Riotur, Luiz Gustavo Mostoff. Representando a LIESA, Elmo José dos Santos e Edson Marcos prestigiaram o evento preparado pela presidência e diretoria da escola. Somando-se às personalidades do Carnaval carioca, a presidente da Mocidade Alegre, Solange Bichara, e o presidente da Dragões da Real, Renato Rodrigues, também foram conferir a festa na quadra da primeira escola de samba do Brasil. Pisando pela primeira vez em uma quadra de escola de samba, o cônsul geral britânico no Brasil, Jonathan Dunn, revelou que quer desfilar. O representante esteve na festa a convite do presidente de honra estaciano, Coronel França, e também do carnavalesco Chico Spinosa.
” São Jorge tem uma ligação muito forte com os britânicos. Estivemos no consulado para mostrar o projeto e eles se encantaram”, disse Spinosa, autor do enredo que está sendo desenvolvido a seis mãos, contando ainda com Amauri Santos e Tarcísio Zanon, campeões pela vermelho e branco em 2016.
A cantora Rita Benedito, também marcou presença na festa. “Estou encantada com a Estácio e é a primeira vez que visito a escola. Com certeza voltarei”, disse a artista, que compartilhou a mesma opinião da escritora Marília Lamas. Autora da publicação “São Jorge, o santo guerreiro”, Marília ficou impressionada com a festa preparada para escolher o hino de 2016. Personalidade carimbada do Carnaval, o coreógrafo Carlinhos de Jesus, que desfilará pela escola em 2016, fez questão de comentar a festa. “Estou arrepiado com toda essa energia que envolve a Estácio e São Jorge”.
Transmissão ao vivo pelo site da agremiação foi um sucesso
Com torcedores nos quatro cantos do país, a Estácio, em parceria com a Lynx.Ly transmitiu ao vivo a festa da final através do seu website (www.gresestaciodesa.com.br). O aplicativo proporcionou aos fãs de todo o Brasil, acompanhar em tempo real tudo o que aconteceu durante o evento.
Duelo de sambas foi até a madrugada
A disputa entre os quatro sambas finalistas começou à 1:30 da madrugada de sábado. Após se despedirem do samba de 2015, o qual levou a Estácio de volta ao Grupo Especial, os principais segmentos da escola se vestiram de torcedores para defender suas obras favoritas. A disputa foi acirrada com cada grupo de compositores tendo 30 minutos para provar que sua obra deveria ser a escolhida para representar o enredo “Salve Jorge ! O Guerreiro na Fé”. Pontualmente às 5 da manhã, após benção e o toque dos clarins, os primeiros acordes do samba-enredo de 2016 foram entoados na voz dos intérpretes oficiais da agremiação, Leandro Santos e Dominguinhos do Estácio.
Com 30 anos de escola, sem nunca ter ganho um campeonato pela vermelho e branco, Edson Marinho e seus parceiros as[iram vitoriosos da disputa. Em 2016, a Estácio de Sá abrirá os desfiles do Grupo Especial, no domingo de Carnaval. . Para fazer bonito na Sapucaí, a escola já começa seus ensaios com a comunidade esta semana. Veja a letra do samba-enredo
Compositores: Edson Marinho, Adilson Alves, Jorge Xavier, André Félix, JB e SalvianoParticipação especial: Merica e ChinaA PÉ EU VOUEMPUNHANDO A LANÇADO SANTO GUERREIROSOU EU MAIS UM FILHO DE JORGENESTA LEGIÃO HERDEIRO FIELVOU SEGUIR NA MISSÃONA CAPADÓCIA NASCEU, O MENINO LUTOUENFRENTOU DESATINO DO IMPERADORO SER AMADO ADMIRADOINVENCÍVEL DEFENSORESTOU VESTINDO COM AS ARMAS DE JORGEMEUS INIMIGOS NÃO VÃO ME ALCANÇARTU ÉS BONDADE PELO MUNDO INTEIROSANTO PADROEIRO IGUAL NÃO HÁROGAR SEUS MILAGRES EM DEVOÇÃOFAZER A CRIANÇA VIRAR UM LEÃOEM PROTEÇÃO, ORAI AO GLORIOSO PAIMESMO DA LUA POR NÓS OLHAIAMANHECEU A ALVORADA ANUNCIADIVINA ALTEZA SENHOR DA CAVALARIAPREPARE O FEIJÃO, É BAIANA, PÕE TEMPERODÁ NO COURO BATUQUEIROPRA MINHA ESTÁCIO DE SÁFAZER DA AVENIDA SEU ALTARSOU TEU FIEL SEGUIDOR, MEU CAVALEIROPOR DIA MATO UM DRAGÃO, SOU BRASILEIROESTÁCIO VESTE SEU MANTO CARREGADO DE AXÉSALVE JORGE GUERREIRO NA FÉ
{phocagallery view=category|categoryid=32|limitstart=0|limitcount=0}