Arraiá Solidário: festa julina da Estácio ajudará a Casa de Apoio à Criança com Câncer

Quadrilha do Sampaio encerrará a festa

Sessenta anos de história que começarão a ser resgatados e catalogados com quem mais entende da Estácio: os estacianos. Nesse caminho, o trabalho do bibliotecário Claudio Rocha se uniu ao de Rachel Martins e Daxé Côrbo, na missão de estruturar o Departamento Cultural da primeira escola de samba do Brasil.

O convite, feito pela direção de Carnaval da vermelho e branco, possibilitará aos amantes do samba, do carnaval e da própria escola, conhecer mais sobre a história da agremiação. O novo responsável pelo Departamento Cultural da escola, diz que a proposta do grupo é fazer um trabalho com a participação da comunidade, membros da escola e principalmente a Velha Guarda, além do público em geral. Um trabalho de compartilhamento da memória institucional do GRES Estácio de Sá.

 

Após três anos sem realizar a festa julina na quadra, o Berço do Samba abre as suas portas no próximo sábado para o Arraiá Solidário do Leão. A festa, que está sendo organizada pelo Departamento Feminino e demais segmentos da escola, terá início a partir às 17h, com direito a muito samba, forró com o grupo Zé Maria e Trio Pé de Serra e a apresentação de quadrilhas que agitam os mais animados arraiás da cidade. Com entrada franca, a organização do evento vai incentivar o exercício da solidariedade dos sambistas e frequentadores dos eventos da Estácio, pedindo a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada . Todo o quantitativo arrecadado na festa será destinado à instituição Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, que fica nas imediações do Estácio. 
De acordo com Marli Mattos, organizadora do evento, a intenção é resgatar a tradição do evento na quadra.
 – Queremos uma festa familiar, onde todos possam participar, de 0 a 100 anos. Após três anos sem realizar o evento, a nossa intenção é resgatar a tradição da festa julina e não deixar que essa parte da nossa cultura popular se perca no passado. Será uma festa marcada pela alegria dos estacianos, mas com as portas abertas para qualquer pessoa que queira nos prestigiar. E vale ressaltar que a doação do alimento é extremamente importante. Eles estão contando com a nossa ajuda, diz Marli
Quadrilha do Sampaio encerrará a festa
Uma das atrações mais esperadas das festas de rua, a Quadrilha do Sampaio encerrará com chave de ouro a festa na quadra da Estácio de Sá. Tradicional e reconhecida pela alegria, figurinos coloridos e seus elementos cênicos, o grupo montado por Carmem Perrota há quase 60 anos e que tem reconhecimento em todo o Brasil, será a “cereja do bolo” do arraiá.
Segundo o jornalista, quadrilheiro e brincante da Sampaio, Arleson Rezende, apresentar-se na quadra da primeira escola de samba do Brasil será especial.
– Dançar pela quadrilha mais tradicional e mais antiga em atividade há quase seis décadas e ter o privilégio de se apresentar na quadra da primeira agremiação do Brasil e local onde o samba fez escola, é um prazer inenarrável. Duas das maiores expressões de arte e cultura, a escola de samba Estácio de Sá e a Quadrilha do Sampaio, no mesmo lugar, será emocionante, diz Arleson.
Com localização privilegiada, a quadra da Estácio de Sá está próxima a três estações de metrô (Praça XI, Estácio e Cidade Nova), além de contar com farto número de linhas de ônibus que passam pelo local e que fazem o trajeto Zona Norte- Centro – Zona Sul. O endereço da quadra é Rua Salvador de Sá, 206 – 208, Estácio. Interessados em fazer doações para a Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, podem se informar através do telefone 2240 7640.
Serviço: Estácio de Sá – Arraiá do Leão
Data: 18 de julho, sábado
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Horário: a partir das 17h